O Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado anualmente em 2 de novembro.
A celebração do Dia de Finados é bastante importante para algumas religiões, principalmente para a Igreja Católica, que considera esta data como um momento especial de homenagem a todos os entes queridos que já morreram.
Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.
O Dia de Finados é antecedido pelo Dia de Todos os Santos o primeiro dia de Novembro, outra data que se dedica a homenagear a alma de todas as “pessoas santas” e mártires ao redor do mundo.
No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.
A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que faleceram.
No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz no dia, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria.
As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como "El Día de los Muertos", e é caracterizada por ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.