MERCADO DOS LAVRADORES
76 ANOS A SERVIR A POPULAÇÃO -
Quem passar pelo Largo do Município a partir de hoje e até 25 de Novembro, encontrará o MERCADO DOS LAVRADORES mais perto e fazendo aniversário.O MERCADO - SAI Á RUA - para festejar os seus 76 anos nesta que é a segunda edição deste evento.
O MERCADO DOS LAVRADORES muito conhecido e emblemático, foi inaugurado a 24 de Novembro 1940.
De concepção grandiosa, foi intencionado para ser um grande pólo abastecedor da cidade do Funchal.Foi seu autor, o projetista arquitetónico Edmundo Tavares (1892-1983).

Foi uma das obras de referência de Fernão de Ornelas que governava a Câmara do Funchal na altura e símbolo do Estado Novo.
Grandes painéis de azulejos da Faiança da Fábrica de Sacavém em Portugal, datados de 1940 e pintados com temas regionais por João Rodrigues, ornamentam a fachada, a porta principal e a peixaria.
No mercado vendem-se todo o tipo de produtos e flores, emprestando ao ambiente uma mistura de odores e sabores agradáveis.
Além disso podemos ainda provar os tão afamados maracujás, de banana, maracujá inglês, o roxo, etc.
Também o tutti-frutti pode ser apreciado por quem nos visita pois é um fruto excelente.
Há as flores, as lojas de souvenirs, pastelarias e cafés, e a peixaria onde encontramos o nosso famoso peixe espada preto, o atum, os chicharros, as cavalas e muitos mais peixes que todos nós saboreamos.
De ambiente muito agradável, reconhecido mundialmente e tão bem falado pelos turistas que nos visitam, o MERCADO DOS LAVRADORES, é uma mais valia na nossa cidade que muito nos honra e fazem a delícia dos transeuntes estrangeiros que "povoam" a cidade do Funchal nas escalas que fazem dos cruzeiros que nos visitam.Também os turistas que chegam de avião á nossa ilha, não deixam de visitar o excelente Mercado que possuímos no Funchal, além dos outros mercados regionais da ilha.
Quem não se lembra de ir com os pais aos sábados fazer as compras ao Mercado?E o cheirinho das flores que quase todas as senhores transportavam nos autocarros, emprestando ao ambiente o cheiro agradável das lindas flores que transportavam? As rosas, os antúrios, os lírios, os junquilhos, as gerberas, os cravos, etc, etc...

Durante a semana ainda há feiras de artesanato, de velharias, de culinária, de chocolate, e tantos outros eventos que alegram e enchem os olhos de quem por lá passa.O MERCADO DOS LAVRADORES no Funchal ainda tem um andar no piso superior que oferece uma variada gama de produtos assim como um café e esplanada onde se retemperam as forças e oferece também momentos de discontração e relaxamento.
Há 76 anos a fazer a delícia e a proporcionar aos madeirenses e visitantes, gradáveis sons, cheiros, barulhos de gente, do apregoar, encontros de amigos, familiares, imigrantes "matando" saudades da terra, estrangeiros que embevecidos e curiosos tudo olham e deleitam-se com as mais variadas cores dos produtos que tem para venda.
Não deixe de visitar e apreciar todo o MERCADO DOS LAVRADORES pois encontrará um pouco de tudo. E não esquecendo as sandes de carne vinho e alhos que durante todo o ano, mas principalmente no Natal são vendidas no Mercado, e tão famosas na NOITE DO MERCADO.
Nos dias compreendidos entre 21 e 25 de Novembro, uma amostra do Mercado estará instalada na Praça do Município, frente á Câmara Municipal do Funchal.
Visite o MERCADO DOS LAVRADORES e o MERCADO - SAI Á RUA -. É diferente e certamente agradará a todos.
M.C.






