F

19.10.16

ÓVULOS ARTIFICIAIS

Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias.
Andaremos a "inverter" a descoberta do  nascimento do ser humano? Da nossa espécie ? Dos animais? Será que éramos simples células e nos transformaram no que somos hoje? E andamos a tentar descobrir o início da vida, de tudo o que existe no planeta? Seríamos "robôs"?
m.c.
É o que parece, pois segundo um grupo de cientistas japoneses, óvulos fabricados em laboratório, deram origem a 12 ratos saudáveis, depois de numa ratazana adulta, terem sido implantados óvulos fertilizados in vitro.
Usando células da pele do rabo de ratos, os cientistas conseguiram transformar essas células em imaturas, convertendo-as de seguida (essas células tronco) em óvulos.

As células tronco têm a capacidade de adquirir a funcionalidade de qualquer tecido, quando se multiplicam.
Os óvulos criados assim e que eram úteis, foram usados na fertilização in vitro para a experiência.
Depois de fertilizados e implantados no útero de uma ratazana adulta  reproduziram-se doze ratos saudáveis.
Um dia, este método poderá ser útil para mulheres inférteis e pode permitir melhorias em tratamentos de fertilidade”, disse Richard Anderson, do Centro de Saúde Reprodutiva da Universidade de Edimburgo, na Escócia, citado pelo The Guardian.
Mas para serem realizadas estas experiências em humanos, ainda demorará alguns anos no desenvolvimento destas novas técnicas.
Antes disso haverá lugar a testes em animais de maior porte, para serem depois realizados em humanos. 
Liderou este estudo, o biólogo japonês Katsuhiko Hayashi, da Universidade de Kiushu no Japão.
Teve publicação na revista Nature.
M.C.